quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Diploma abre caminho para inclusão produtiva

Formandos do Pronatec Brasil Sem Miséria iniciam cooperativa e sonham com sucesso. Ministra entregou 2 mil diplomas nesta quarta (11) em Santa Catarina



Brasília, 12 – A ministra do Desenvolvimento Social de Combate à Fome, Tereza Campello, participou nesta quarta-feira (11), em Florianópolis (SC), da formatura de 2 mil alunos em cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) voltados ao público do Brasil Sem Miséria. Os cursos já ultrapassaram 830 mil matrículas e a meta de atingir 1 milhão de matrículas até dezembro de 2014 deve ser atingida já no início do ano. 


Os cursos do Pronatec Brasil Sem Miséria são gratuitos e quem participa ainda recebe alimentação, transporte e materiais escolares. Para Marcio de Oliveira, 35 anos, sem ajuda de custo do governo federal seria difícil terminar o curso de organizador de eventos. “O fato de o curso ser gratuito colaborou, pois eu não teria condições de pagar”, diz Marcio, que também foi um dos oradores da cerimônia. 



A turma de Marcio idealizou uma cooperativa para organização de eventos, a Nossa Ponte, que se define como um shopping de serviços. Paulo Floriani, 41 anos, integra a cooperativa. “O dinheiro do transporte foi muito importante para conseguirmos concluir o curso”, diz o empreendedor, que mora a 30 km do centro da capital catarinense, é deficiente físico e foi o juramentista da turma. 

Na cerimônia de formatura, a ministra Tereza Campello destacou que a população brasileira não quer favor, mas oportunidades. “Antigamente, os cursos técnicos no Brasil não se voltavam para a população de baixa renda e não havia uma identificação da mão-de-obra necessária em cada cidade. O Pronatec Brasil Sem Miséria mudou essa realidade”, disse a ministra. “Nosso país só vai avançar com sua gente se qualificando.” 

Entre os formandos estava uma turma de 40 militares que concluíram os cursos de garçom e auxiliar administrativo em com o apoio do capitão Regis Sales, organizador do grupo. “Ele pediu voluntários e nós vimos a chance de aperfeiçoamento profissional”, disse o cabo Carlos, que já tinha um curso técnico na área de auxiliar administrativo e procurou o Pronatec Brasil Sem Miséria para se atualizar. 

Para o jardineiro Olívio Bottega, formando de outra turma do Pronatec Brasil Sem Miséria, a motivação para o curso foi bem diferente. Aos 66 anos e já bisavô, ele fez o curso de operador de computador para acompanhar a filha mais nova, Fernanda, de 5 anos, na sua curiosidade. “Agora já tenho perfil no Facebook e e-mail e mexo em tudo sozinho”, festejava ao lado de sua caçula. 

Santa Catarina registrou mais de 38,4 mil matrículas em 196 municípios, de 2012 até o início de dezembro – um investimento de quase R$ 77 milhões do governo federal. Dos 49 tipos de cursos oferecidos no estado, os mais procurados foram de auxiliar administrativo, operador de computador, eletricista de baixa tensão e manicure e pedicure. Em Santa Catarina, 60% dos matriculados são mulheres e 61% tem o ensino fundamental incompleto. Em 2014, mais de 90 mil vagas serão oferecidas em 254 municípios do estado. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário